Últimas Notícias

Como Poupar

Por motivos ambientais e económicos cabe a cada cidadão promover a utilização de energia eléctrica e de água de uma forma mais eficiente e racional.

Como podemos contribuir activamente no processo de harmonização entre mais conforto e melhor ambiente?

Através de pequenos gestos no nosso dia-a-dia, pelo que sugerimos nesta rúbrica Dicas Úteis para poupara energia eléctrica e Água.

 

POUPAR ENERGIA ELECTRICA:

Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário e evite acender lâmpadas durante o dia e procurando utilizar a luz do Sol, abrindo as janelas.

Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras (lâmpadas de baixo consumo). Dão a mesma luz, mas poupam geralmente 8º% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.

Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos, quando em em modo stand-by, continuam a gastar energia.

Instale o Frigorifico em local bem ventilado, evite abrir desnecessariamente a porta, quando o fizer, seja o mais rápido possível, não guarde os alimentos ainda quentes, evite a acumulação de gelo, fazendo a sua descongelação periodicamente e em caso de ausência por tempo prolongado, esvazie o frigorífico e desligue-o da tomada. Verifique periodicamente o estado das borrachas das suas portas.

Evite ligar o ferro eléctrico, quando muitos outros equipamentos estejam ligados á corrente. Utilize o ferro para passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez e passe a ferro primeiro as roupas delicadas e só depois as mais leves.

Evite dormir com a televisão ligada e desligue a televisão quando ninguém estiver a assistir.

Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.

Tente utilizar as máquinas de lavar, sempre com a carga completa e num programa de baixo temperatura

 

POUPAR ÁGUA

No autoclismo:

Evite deitar lixo na sanita. Procure colocá-lo num balde apropriado, evitando descargas desnecessárias.

Opte pelos autoclismos equipados com comando que interrompe a saída de água assim que deixar de ser accionado pelo utilizador.

A utilização de autoclismos com baixa capacidade (seis litros em vez de 10 litros) permite reduzir o consumo de água.

No banho/duche:

Prefira o duche ao banho de imersão.

Seja rápido e feche a torneira enquanto se ensaboar.

Caso prefira o banho, encha apenas um terço da capacidade da banheira. Até chegar a água quente, pode recolher a fria com um balde ou alguidar para lavagens em casa ou descargas na sanita.

Nas torneiras:

Reduza ao máximo o consumo de água para lavar os alimentos, loiça ou roupa, utilizando um alguidar.

Numa lavagem da louça com a torneira meia aberta durante 20 minutos pode-se gastar até 57 litros de água.

Veja se as torneiras estão bem fechadas e não pingam.

Pode sempre utilizar a água de cozer vegetais para confeccionar sopas ou outros pratos.

Utilize a água das lavagens, enxaguamento da roupa ou loiça, para outros usos, como lavagens na casa e rega das plantas.

Sempre que tiver de trocar uma torneira, faça-o por um modelo de menor caudal. Entre os diferentes mecanismos, destacam-se as torneiras com maior ângulo de abertura, em dois tempos, redutor de caudal ou arejadores (conhecidos como filtros). Estas são bastante eficazes e fáceis de instalar.

Ajude-nos a promover maior qualidade do ambiente.

Contactos

Tel. Mindelo: +(238) 230 30 30
Tel. Praia: +(238) 260 34 50
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: www.electra.cv

Linha Grátis

Assistência Técnica: 800 11 33
Apoio ao Cliente: 800 30 45

linha-gratis4